Está aqui

Rotulagem - Dia Mundial do Consumidor

Quinta, 15 Março, 2018 - 10:45

Rotulagem - Dia Mundial do Consumidor

A 15 de Março de 1962 foi celebrado pela primeira vez o Dia Mundial do Consumidor. Desde então que se tem vindo a dar destaque à importância do direito à informação para consumo da população.
O crescente interesse social pelas questões relacionadas com alimentação e saúde é, atualmente, um forte determinante das escolhas alimentares, acentuando o interesse na rotulagem nutricional.
A rotulagem é uma ferramenta fundamental no acesso dos consumidores à informação sobre os géneros alimentícios, permitindo-lhes realizar escolhas mais conscientes, informadas, adequadas às suas necessidades e preferências e oferece ainda a informação necessária para um correto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos.
Esta ferramenta nutricional é obrigatória em qualquer género alimentício. Nesta deve fazer-se constar a declaração nutricional do produto, como o valor energético e os seguintes nutrientes: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, fibras alimentares, sódio, vitaminas e minerais.

No estudo “Atitudes dos consumidores portugueses face à rotulagem alimentar” verificou-se que 40% dos consumidores inquiridos não compreendiam realmente a informação nutricional básica que lhes permitia fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Esta percentagem aumenta para 60% quando nos referimos a inquiridos com menores níveis de escolaridade.
Segundo os inquiridos a utilização de cores na frente da embalagem e a harmonização, ou seja, igualdade nos formatos, facilitaria decisões de compra mais informadas. Para além disso, tipos de rótulos simbólicos, como o semáforo nutricional, seriam mais facilmente compreensíveis na hora de tomar decisões.
O semáforo nutricional tem como objetivo fornecer informação de forma instantânea e intuitiva sobre o teor de sal, açúcar e gorduras existentes nos alimentos através de símbolos verdes, amarelos e vermelhos que permitam uma avaliação rápida pelo consumidor, permitindo perceber se um determinado alimento é ou não prejudicial à saúde.
Deixamos então uma proposta de semáforo nutricional para ajudar a descodificar os rótulos dos produtos alimentares, quando pretender ir às compras.

COMO DESCODIFICAR O SEMÁFORO?

Compare a informação constante no rótulo do alimento ou bebida por 100g ou 100ml, respetivamente, com a informação disponibilizada neste cartão, para os seguintes nutrientes: gordura, gordura saturada, açúcares e sal.
Propõe-se que opte por alimentos e bebidas com nutrientes maioritariamente na categoria verde, modere aqueles com um ou mais nutrientes na categoria amarela e evite aqueles com um ou mais nutrientes na categoria vermelha.

Seja mais Saudável… Faça escolhas mais inteligentes!

Descarregue o nosso semáforo [ https://i.imgur.com/GsBbqXQ.jpg ]

Unidade de Nutrição e Alimentação
Elaborado por: Beatriz Silva (Estagiária Ciências da Nutrição)

Referências bibliográficas:
E-book APN – Rotulagem Alimentar... um guia para uma escolha consciente. Disponível em: https://outlook.live.com/owa/?path=/attachmentlightbox
Direitos do consumidor – Portal do Consumidor acedido em: https://www.consumidor.gov.pt/ a 13 de março de 2018
Rotulagem Nutricional – Portal do consumidor acedido em: https://www.consumidor.gov.pt/ a 13 de março de 2018

“Atitudes dos consumidores portugueses face à rotulagem alimentar” acedido em https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2017/10/Apresentac%CC...

ROTULAGEM DE ALIMENTOS – A REVOLUÇÃO NECESSÁRIA – Revista Visão, acedida a 13 de março de 2018 em: http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2017-11-12-Rotulagem...

Blog Nutrimento- Rotulagem alimentar
Correio do Minho acedido em https://www.correiodominho.com/cronicas/15-de-marco-dia-mundial-do-consu... a 13 de março de 2018

HSEIT - Gab Comunicação / DSTI
webmaster@hseit.pt

Todos os direitos reservados: HSEIT, EPER / 2012 - 2017
Ficha Técnica