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Orgãos de Apoio Técnico

Orgãos de apoio técnico

A Comissão Médica é composta pela Direção Clínica e por todos os Diretores de Serviço.

A Comissão de Enfermagem é composta pelo Enfermeiro Diretor e por todos os Enfermeiros Chefe e Enfermeiros Responsáveis.

  • Recursos Humanos - Paula Barreiros
  • RGPD - Margarida Ormonde
  • Serviço Social - Célia Amaral
  • Coordenador do Armazém - Ronaldo Bettencourt
  • Enfermeiro UT3 - José Barcelos
  • Enfermeira Obstetrícia/Ginecologia - Jesuína Nogueira
  • Capelão do HSEIT - Manuel Carlos
  • Fernanda Fournier - Membro Honorária
  • Assessora Clínica - Alexandra Freitas
  • Sociologia - Dr.ª Anabela Tomás Pereira
  • Farmácia - Dr.ª Daniela Maria Goulart Garcia
  • Enfermagem - Enf.ª Fátima Luís Barcelos Freitas
  • Teologia - Dr. José Júlio Mendes Rocha - 
  • Medicina - Dr. Rui Manuel Lemos Bettencourt
  • Direito - Dr. Rui João Beliz Pestana de Almeida
  • Filosofia - Dr.ª Marta Raquel Dias Barcelos Forjaz de Lacerda

Presidente -  Dr.ª Rita Vitorino da Costa - (Preside à Comissão de Farmácia e Terapêutica por delegação da Diretora Clínica)

Membros:

  • Pneumologista (representante do PPCIRA) - Dr.ª Maria Aurora Lino Sousa Neves
  • Reumatologista - Dr.ª Ana Maria Ferreira Rodrigues
  • Medicina Interna - Dr.ª Vanessa de Fátima Vieira Barcelos
  • Farmacêutica - Dr.ª Ana Margarida Marques Baptista Martins
  • Farmacêutica - Dr.ª Joana Santos Leiria Gomes
  • Farmacêutica - Dr.ª Maria Manuel Leitão Esteves Mourão
  • Farmacêutica - Dr.ª Juliana Oliveira Matos
  • Presidente do Conselho de Administração - Dr.ª Luísa Maria Silveira e Sousa Melo Alves
  • Vogal - Dr. João Carlos Cruz Barbosa Macedo
  • Diretora Clínica - Dr.ª Ana Rita Martins Ferraz Pinheiro
  • Enfermeiro Diretor - Enf. Casimiro Jorge Santos Ribeiro
  • Coordenação - Dr.ª Débora da Silva Melo
  • Coordenação - Enf. Emílio Miguel Alves Leal
  • Secretariado - Carolina Augusta Meneses Toste
  • Secretariado - Sandra Margarida dos Santos Lobão

 

Membros

  • Diretora do Serviço de Anestesiologia - Dr.ª Lúcia Fátima Fraga Martins Crisóstomo
  • Diretor do Serviço de Cirurgia Geral - Dr. António Mora Torres
  • Diretora dos Serviços Farmacêuticos - Dr.ª Ana Margarida Marques Baptista Martins
  • Diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia - Dr.ª Maria Graça Teixeira Maia D'Almeida
  • Diretora Serviço de Imagiologia - Dr.ª Ana Maria Ferreira Ribeiro
  • Diretora do Serviço de Medicina Interna - Dr.ª Leonor Almeida Roxo Cabral Monjardino
  • Diretor do Serviço de Nefrologia - Dr. Ricardo Bettencourt Oliveira Senos Vizinho
  • Diretora Serviço de Pediatria- Dr.ª Luísa Margarida Gonçalves Silveira
  • Diretora Serviço de Urgência - Dr.ª Maria Manuela Branco Correia
  • Diretor da Unidade de Cuidados Intensivos - Dr. João Paulo Azenha Pina
  • Diretor do Gabinete de Gestão de Risco - Dr. Marco António Aguiar Ramalho
  • Enf.ª Chefe do Bloco Operatório - Enf.ª Estrela Benvinda Ferreira Calado
  • Enf. Chefe do Serviço de Urgência - Enf. João Manuel Machado Enes
  • Enf. Chefe da Unidade de Cuidados Intensivos - Enf. Filipe Medeiros Aguiar Rodrigues
  • Enf.ª Responsável da Unidade de Tratamento Cirúrgico 1 - Enf.ª Lídia Maria Ribeiro Dias
  • Enf.ª Chefe da Unidade de Tratamento Cirúrgico 2 - Enf.ª Sónia Maria da Silva Figueiredo
  • Responsável do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções Antimicrobianas (PPCIRA) - Enf.ª Márcia Cristina Toledo Agostinho
  • Diretor do Departamento de Gestão de Utentes - Dr. Marco André Forjaz Rendeiro
  • Diretora do Departamento de Logística - Dr.ª Aida de Fátima Corvelo Freitas Lemos Bettencourt
  • Diretor do Departamento de Recursos Humanos - Dr. Gustavo André Magalhães Santos
  • Diretor do Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação - Enf. Francisco de Assis Botelho Pereira Raposo
  • Diretor do Serviço de Instalação e Equipamentos - Eng. António Manuel Barbosa Brito Neves
  • Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente - Dr.ª João Paulo Azenha Pina
  • Nefrologia - Dr. Ricardo Bettencourt Oliveira Senos Vizinho
  • Pediatria - Dr. Bruno Miguel Martins Cardoso -
  • Cirurgia Geral - Dr. Viorel Taranu - 
  • Cirurgia Geral - Dr.ª Marília Margarida Enes Garcia Vargas
  • Anestesiologia - Dr. Nuno Miguel Fonseca Ferreira dos Santos
  • Anestesiologia - Dr.ª Célia Maria Melo de Figueiredo -
  • Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente - Enf. Filipe Medeiros Aguiar Rodrigues
  • UCEPN - Enf.ª Maria Natália Arruda Guiomar Barata
  • Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente - Enf. Emídio Polónio Preto
  • Secretariado - Carolina Augusta Toste

Os Estatutos nacionais e regionais dos Hospitais Entidades Públicas Empresariais contemplam com caráter obrigatório, a existência de comissões na área da qualidade e segurança.
No regulamento interno em vigor, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), consta a Comissão de Qualidade, cujo conteúdo funcional carecerá de ajustamento futuro, relativamente às exigências normativas e regulamentares em vigor presentemente.
Face aos desafios e realidade entrentados pelo HSEIT, considera o Conselho de Administração (CA) ser pertinente a existência de uma estrutura que assuma a promoção, monitorização, facilitação e integração de atividades relacionadas com o ciclo de melhoria continua da qualidade, aplicado à segurança dos doentes.
Nesse contexto, em reunião a 7 de março de 2019, o CA deliberou pela transformação da estatutariamente prevista "Comissão da Qualidade", em "Comissão da Qualidade e Segurança do Doente" e nomeou os seus membros.
Esta Comissão reportará ao CA e assumirá os designios associados aos seguintes eixos estratégicos da atividade hospitalar:

  • Qualidade clínica e organizacional
  • Segurança do doente
  • Gestão integrada da doença e inovação
  • Acreditação

A Comissão da Qualidade e Segurança do Doente será presidida pela Presidente do Conselho de Administração do HSEIT e terá a seguinte composição:

  • Diretora Clínica
  • Enfermeiro Diretor
  • Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) - representado pelo seu coordenador
  • Direção do Gabinete do Utente - encontrando-se estas competências a ser presentemente assumidas conjuntamente pelo Departamento de Gestão do Utente e pelo Serviço Social, integram a Comissão os/as respetivos/as responsáveis
  • Gabinete da Qualidade, representado pelas duas gestoras da qualidade designadas para o HSEIT
  • Gabinete de Risco, representado pelo seu membro permanente
  • Direção dos Serviços Farmacêuticos
  • Direção do Gabinete de Planeamento, Qualidade e Controlo de Gestão
  • Coordenação da área de Instalações e Equipamentos

A equipa designada fica encarregue de elaborar o regulamento da Comissão e preparar o plano anual de ação.

  • Dr.ª Francelina Maria Marques Alves da Silva Peixoto
  • Dr.ª Lisandra de Fátima Azevedo Martins
  • Dr. Nuno Miguel Fonseca Ferreira dos Santos
  • Dr.ª Teresa Monteiro Rocha de Oliveira
  • Enf. Filipe Medeiros Aguiar Rodrigues
  • Dr.ª Ana Rita Martins Ferraz Pinheiro

Presidente:

  • Pneumologia - Dr.ª Maria Aurora Lino Silva Neves

 

  • Medicina Interna - Dr.ª  Maria Guadalupe Duarte Paiva Benites
  • Medicina Interna- Dr.ª Magda Sofia Rodrigues Sousa
  • Cirurgia Geral - Dr.ª  Lisandra de Fátima Azevedo Martins
  • Ortopedia- Dr.  Luís Paulo Pontes Ferraz Pinheiro
  • Farmácia - Dr.ª  Vanessa Pamplona Gouveia
  • Microbiologia- Dr.ª  Jacina Lima Brito Dantas
  • Horário Completo- Enf.ª  Márcia Cristina Toledo Agostinho
  • Bloco Operatório- Enf.ª  Estrela Benvinda Ferreira Calado
  • Esterilização- Enf.ª  Ana Maria Melo Fonseca Mendes
  • Bloco Operatório - Enf.ª  Sofia Cláudia Tavares Rocha Bartolomeu

Assistente Hospitalar de Pneumologia - Dr.ª Rita Vitorino

  • Médico Patologia Clínica - Dr. Marco António Aguiar Ramalho
  • Enfermeira - Enf.ª Gilberta Maria Ferreira Silva Jarroca Carvalho
  • Farmacêutica - Dr.ª Rita Celeste Paulos Rodrigues
  • TSDT - Tec. Ismael Cordeiro Barbeito
  • Serviço de Instalações e Equipamentos - Eng.ª Paula Manuela Ourique Silveira
  • Técnica de Segurança no Trabalho - Tec. Margarida Forjaz Leonardo

Nas últimas décadas, tem vindo a crescer o interesse pela qualidade nos diferentes sistemas de saúde. O erro na prestação de cuidados, a falta de uniformização de práticas, o controlo de custos e a escassez de recursos, são algumas das razões que levantaram a questão da qualidade no sector da saúde, tema muito presente e atual no debate político, tanto nacional como internacional.

Implementar sistemas de gestão da qualidade permite às organizações antever os riscos que poderão afetar o fornecimento de produtos e serviços e definir processos que possibilitem satisfazer requisitos legais, bem como requisitos do utente.

No Plano Regional de Saúde Açores (2015), O Governo Regional dos Açores contempla que “A qualidade em saúde engloba o acesso adequado e equitativo aos cuidados, associado a elevados níveis de profissionalismo e à otimização dos recursos disponíveis, garantindo a adesão e satisfação dos cidadãos, implicando inevitavelmente a adequação dos cuidados às suas necessidades e expetativas”.

O Gabinete da Qualidade, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, E.P.E.R., é um órgão de apoio técnico que depende diretamente do Conselho de Administração, constituído por uma equipa técnica multidisciplinar.

Este gabinete funciona como órgão de assessoria do Conselho de Administração e de assessoria e consultoria das áreas clínicas e não clínicas do hospital, no que diz respeito à gestão dos processos e melhoria contínua dos cuidados e serviços prestados, tendo em vista a implementação de um sistema de gestão da qualidade macro e integrado.

O seu âmbito de atuação contempla apoiar os serviços na implementação do sistema de gestão da qualidade, e monitorizar os requisitos legais e referenciais da qualidade, bem como, normas e orientações das diferentes áreas profissionais, com foco na melhoria contínua e excelência na prestação de cuidados.

Para qualquer questão contactar o Gabinete da Qualidade através do endereço eletrónico: hseit.qualidade@azores.gov.pt
 
Responsáveis:
Gestora da Qualidade Dr.ª Lucrécia Silva
Gestora da Qualidade Dr.ª Sara Messias

O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, E.P.E.R. (HSEIT), assume o compromisso de oferecer serviços com qualidade aos utentes que o procuram, uma vez que, a orientação para a qualidade deve constituir um pressuposto fundamental na atividade das instituições de saúde, traduzida na capacidade de mobilizarem de forma eficiente, todos os recursos internos e externos, satisfazendo as necessidades e expectativas dos seus utilizadores, numa perspetiva de melhoria contínua das práticas e serviços disponibilizados.

A formação, na modalidade de atualização e aperfeiçoamento, surge hoje como uma exigência para todos os envolvidos na prestação de cuidados de saúde, como processo de evolução e melhoria contínua dos trabalhadores e das equipas, face à evolução técnico-científica, necessidades e expectativas dos utentes, assim como os objetivos e metas institucionais.

O HSEIT encara a formação como um processo contínuo e sistemático que integra elementos científicos, técnicos, humanos e relacionais. Um processo que visa o desenvolvimento de competências e melhoria constante da prestação dos cuidados, segundo um padrão de qualidade elevado.

Portanto, a formação que se preconiza, sempre numa perspetiva de aprendizagem-ensino, para além da componente técnico-científica, implica uma mudança nas relações, nos processos e na corresponsabilidade de todos os trabalhadores, sempre numa abordagem interdisciplinar.

Para tal, o HSEIT dispõe de um Gabinete de Formação, que se constitui como um Órgão de Apoio Técnico que integra o Departamento de Recursos Humanos, funcionando na dependência do Conselho de Administração, tendo a seu cargo o planeamento, gestão e organização da formação.

Este gabinete tem como objetivo promover, organizar e gerir ações de formação que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dirigidas aos trabalhadores do hospital, nas diversas áreas do conhecimento, bem como disponibilizar oportunidades de treino da prática profissional a instituições de ensino ou a profissionais que queiram desenvolver a parte prática da sua formação em contexto real de trabalho (estágios).

Assim, procura-se desenvolver práticas internas para a prestação de um serviço de formação de qualidade, apostando na valorização dos trabalhadores, num clima de aprendizagem participativo e interdisciplinar, com uma formação em contexto de trabalho que identifica os problemas, amplia o conhecimento, desenvolve competências específicas e de equipa, buscando soluções e implementando a sua concretização.

As áreas de atuação do Gabinete de Formação:
Realização de formações, disponibilização de estágios e apoio na realização de eventos.

Qualquer questão relativa à atuação do Gabinete de Formação, bem como os pedidos de estágio, deve ser enviada para hseit.nucleoformacao@azores.gov.pt

 

Responsável:

Coordenador Técnico-Pedagógico Dr.ª Sara Messias

O Gabinete de Comunicação e Imagem é um Gabinete de apoio ao Conselho de Administração cuja missão é desenvolver políticas de comunicação externa e interna que garantam o fluxo interno de informação institucional e a promoção da notoriedade da instituição. 

Deverá, também, contribuir para a consolidação, humanização e uniformização da imagem institucional, em conjunto com as diversas áreas e profissionais, sendo elo de ligação, dentro do hospital, entre os vários departamentos, administração e funcionários das diferentes categorias.