Está aqui

SEMANA MUNDIAL PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O ANTIBIÓTICO 2015

Sexta, 20 Novembro, 2015 - 14:30

Decorre de 16 a 22 de novembro a Semana Mundial para a Sensibilização Sobre o Antibiótico 2015, estando designado o dia 18 de novembro como: Dia Europeu dos Antibióticos pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC). O Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) do HSEIT, associa-se a esta iniciativa promovendo a divulgação de informação para alertar e sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral, para o problema da resistência aos antibióticos.
A resistência aos antibióticos é uma problemática de saúde pública que se tem vindo a agravar na Europa. A resistência aos antibióticos é frequentemente elevada e está a aumentar. Em muitos países, as taxas de resistência mais do que duplicaram nos últimos cinco anos, ameaçando a eficácia presente e futura dos antibióticos. 40 % dos Europeus pensam erradamente que os antibióticos combatem as gripes e as constipações.
Como mensagens-chave dá-se enfoque sobre os perigos da automedicação com antibióticos, de modo a que os profissionais de saúde que têm um maior contato com os cidadãos, dinamizem a divulgação da informação sobre boas práticas no uso de antibióticos na Comunidade. Realça-se a importância para o uso dos antibióticos de forma responsável e o seu consumo apenas quando receitado pelo médico, encorajando os cidadãos a respeitar as instruções médicas, sobre a forma adequada para tomar esses medicamentos.
Manter a eficácia dos antibióticos é RESPONSABILIDADE DE TODOS!

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica