Está aqui

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ANGRA DO HEROÍSMO PREPARA ASSINATURA DE PROTOCOLO COM HOSPITAL DE SANTO ESPÍRITO DA ILHA TERCEIRA

Terça, 11 Agosto, 2015 - 17:30

No passado dia 1 de agosto o Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira recebeu o Dr. Bento Barcelos - Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo -.
Esta visita de trabalho teve como objetivo a preparação de um protocolo que será assinado a breve trecho, entre estas duas instituições.
Ficará protocolado a cooperação em vários domínios, nomeadamente: Serviços médicos, serviços de enfermagem, outro apoio técnico, estágios e formação
Este protocolo abre igualmente a oportunidade para o desenvolvimento de outras atividades e projetos considerados de interesse comum.
Para assinalar este dia e tendo em conta a história da fundação do hospital e a sua ligação à Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, foi entregue ao senhor Provedor uma cópia emoldurada da resolução aprovada em Conselho de Governo a 12 de janeiro de 1994 com a mudança e retoma a antiga designação de “Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo”
O Conselho de Administração numa perspetiva de interação com a comunidade, aproveitou esta ocasião para partilhar um projeto filantrópico que está a ser levado a cabo e que visa a aquisição de um equipamento PDE- Photo Dynamic Eye.
Este equipamento é um sistema de câmara infravermelha de elevada sensibilidade, que permite obter uma imagem do gânglio sentinela. Este gânglio define-se como o primeiro de uma região ganglionar a receber a drenagem linfática de um tumor. A identificação e biópsia do gânglio sentinela pode substituir os esvaziamentos ganglionares da axila, como procedimento de contenção do cancro da mama, evitando a morbilidade que lhe está associada. A aplicação deste conceito levou ao abandono do esvaziamento ganglionar axilar, sempre que o gânglio sentinela estiver livre de metástases, sendo a identificação e biópsia do mesmo, considerada a maior evolução cirúrgica mamária da última década.
O cancro da mama é a patologia com maior incidência na mulher, correspondendo a 30% dos casos de cancro na mulher açoriana, traduzindo um número de 150 novos casos por ano, dos quais 50 na ilha Terceira.
Aguardamos com expetativa a participação da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo neste projeto de filantropia.

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica