Passar para o conteúdo principal
seebmo

OFERECIDO AO SRS PELA SEGURADORA AÇOREANA PARA AJUDAR NO COMBATE À COVID-19

A Açoreana decidiu oferecer um equipamento para realização de testes à Covid-19 que "irá permitir aos Açores triplicar a capacidade de realização de testes em laboratório, no Serviço Regional de Saúde".
Um comunicado da seguradora especifica que em causa está um aparelho "qPCR".
DI apurou que o equipamento será importante para o SEEBMO- Serviço Especializado em Epidemiologia e Biologia Molecular, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.
Os dois aparelhos que o laboratório tem contam já com 10 e 15 anos, pelo que a doação irá permitir atualizar esta área.
"A Açoreana assume assim ativamente o seu empenho no combate à pandemia, o qual, como referiu a Organização Mundial de Saúde, exige 'testar, testar e testar'", avança a seguradora.
De acordo com Carlos Bettencourt, diretor comercial, "a Açoreana faz parte da vida dos açorianos há mais de 125 anos: assegura a proteção das pessoas e das empresas no dia-a-dia, mas está também próxima e cooperante nos momentos mais difíceis como estes que as pessoas dos Açores, tal como as do resto do país e do mundo, estão a viver".
A seguradora sublinha que "no atual contexto, todos temos de contribuir, com bens, recursos e comportamentos adequados que possibilitem conter o surto epidemiológico, garantir a segurança das populações e reduzir o mais possível os efeitos negativos na nossa economia".
Foi, entretanto, noticiado ontem que a Região contará com dois novos equipamentos para extração de DNA, importantes nos testes aos casos suspeitos de infeção por Covid-19.
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores oferece um desses equipamentos, num investimento de 170 mil euros.
Um segundo equipamento será doado por uma empresa de São Miguel.

in Diário Insular, 25/03/2020