Passar para o conteúdo principal

GFI

O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, E.P.E.R. (HSEIT), assume o compromisso de oferecer serviços com qualidade aos utentes que o procuram, uma vez que, a orientação para a qualidade deve constituir um pressuposto fundamental na atividade das instituições de saúde, traduzida na capacidade de mobilizarem de forma eficiente, todos os recursos internos e externos, satisfazendo as necessidades e expectativas dos seus utilizadores, numa perspetiva de melhoria contínua das práticas e serviços disponibilizados.

A formação, na modalidade de atualização e aperfeiçoamento, surge hoje como uma exigência para todos os envolvidos na prestação de cuidados de saúde, como processo de evolução e melhoria contínua dos trabalhadores e das equipas, face à evolução técnico-científica, necessidades e expectativas dos utentes, assim como os objetivos e metas institucionais.

O HSEIT encara a formação como um processo contínuo e sistemático que integra elementos científicos, técnicos, humanos e relacionais. Um processo que visa o desenvolvimento de competências e melhoria constante da prestação dos cuidados, segundo um padrão de qualidade elevado.

Portanto, a formação que se preconiza, sempre numa perspetiva de aprendizagem-ensino, para além da componente técnico-científica, implica uma mudança nas relações, nos processos e na corresponsabilidade de todos os trabalhadores, sempre numa abordagem interdisciplinar.

Para tal, o HSEIT dispõe de um Gabinete de Formação, que se constitui como um Órgão de Apoio Técnico que integra o Departamento de Recursos Humanos, funcionando na dependência do Conselho de Administração, tendo a seu cargo o planeamento, gestão e organização da formação.

Este gabinete tem como objetivo promover, organizar e gerir ações de formação que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dirigidas aos trabalhadores do hospital, nas diversas áreas do conhecimento, bem como disponibilizar oportunidades de treino da prática profissional a instituições de ensino ou a profissionais que queiram desenvolver a parte prática da sua formação em contexto real de trabalho (estágios).

Assim, procura-se desenvolver práticas internas para a prestação de um serviço de formação de qualidade, apostando na valorização dos trabalhadores, num clima de aprendizagem participativo e interdisciplinar, com uma formação em contexto de trabalho que identifica os problemas, amplia o conhecimento, desenvolve competências específicas e de equipa, buscando soluções e implementando a sua concretização.

As áreas de atuação do Gabinete de Formação:
Realização de formações, disponibilização de estágios e apoio na realização de eventos.

Qualquer questão relativa à atuação do Gabinete de Formação, bem como os pedidos de estágio, deve ser enviada para hseit.nucleoformacao@azores.gov.pt

 

Responsável:

Coordenador Técnico-Pedagógico - Dr.ª Beatriz Aranda