Está aqui

SERVIÇO DE NEFROLOGIA ADOTA NOVA PLATAFORMA DE TELEMEDICINA

Terça, 16 Junho, 2015 - 17:30

O Serviço de Nefrologia do HSEIT iniciou ontem, dia 15 de Junho, a utilização de uma plataforma inovadora de Telemedicina nos Açores, a Medigraf.
Segundo a Diretora do Serviço de Nefrologia - Dr.ª Lourdes Dias, este tipo de consultas com recurso à telemedicina já se realizam no serviço desde 2010. A responsável afirma que este tipo de solução é uma mais-valia para o serviço com resultados muito positivos e reconhece inúmeras vantagens no uso desta ferramenta tanto para os doentes como para os especialistas.
A população abrangida por esta solução são residentes nas Ilhas de São Jorge e Graciosa e que por essa razão estão longe do Hospital da Ilha Terceira, onde poderiam ter um acompanhamento presencial. Quer os doentes com consultas programadas e já estudados pela Nefrologia, quer os doentes em situação urgente são situações em que a necessidade de uma resposta pronta e rápida reduz as deslocações e melhora a qualidade global do serviço de prestação de cuidados a quem trabalha e vive em áreas mais distantes.
A consulta que se realiza em tempo real através de dois computadores com ligação à web e com recurso a uma webcam envolve de um dos lados, um interlocutor médico especialista em medicina geral e familiar que acompanha o doente consultado e, do outro lado, um especialista em nefrologia. Esta plataforma permite no imediato a troca de informação entre as partes podendo ser visualizados exames que estão a ser realizados ou já realizados, como R.X., T.A.C., E.C.G., entre outros. No futuro o uso desta plataforma poderá evoluir para situações de formação à distância, atualização de conhecimentos, apresentações clínicas, discussão de casos em junta médica ou até mesmo em apoio em intervenções cirúrgicas.

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica