Passar para o conteúdo principal
saúde

Serviço de Urologia do HSEIT premiado

Na 7ª edição da Conferência “Investir em Saúde”, com o tema “Mais tecnologia, melhores resultados”, cujo intuito era refletir sobre como dotar e transformar o sistema para rentabilizar ao máximo o seu potencial e colocá-la ao serviço dos doentes, cientes da importância da tecnologia enquanto vetor de melhores resultados em saúde, O Serviço de Urologia do HSEIT foi premiado com o Prémio “Organização Centrada no Doente”.

Este projeto, encabeçado pelo Dr. Raúl Rodrigues, Diretor do Serviço de Urologia do HSEIT, foi impulsionado pela necessidade de encontrar resposta para a procura crescente de doentes pediátricos com patologia do foro urológico e com as limitações inerentes à necessidade de deslocação dos mesmos e respetivas famílias para o Hospital Dona Estefânia em Lisboa (HDE), e as limitações do tempo de resposta possível.

Enquanto responsável pelo Serviço de Urologia do HSEIT, inicialmente, através de uma colaboração pontual, desde troca de impressões acerca de casos clínicos até à referenciação daqueles que o justificavam, o Dr. Raúl procurou, em articulação com a Dra. Fátima Alves, Responsável da Unidade de Urologia Pediátrica do Hospital D. Estefânia, evoluir para algo mais estruturado.

Foi assim que, em outubro de 2019, foi celebrado um protocolo de colaboração entre o CHULC e o HSEIT, no qual se estabeleceu uma cooperação mais formal incluindo a deslocação dos médicos especialistas da Unidade de Urologia do HDE ao HSEIT para realização de consultas e intervenções cirúrgicas na Ilha Terceira.

Esta colaboração tinha como objetivos promover a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos doentes, promover uma utilização racional dos recursos de saúde de ambos os centros, e assegurar uma resposta atempada e adequada às necessidades dos utentes do HSEIT, no que à Urologia Pediátrica diz respeito.

Desde outubro do mesmo ano esta parceria permitiu a deslocação à Ilha Terceira, por 7 vezes da equipa do HDE, entretanto reforçada com uma Imagiologista pediátrica e uma anestesiologista pediátrica, em ambos os casos para suprir carências que foram sendo identificadas.

Graças a esta colaboração, foram observados já mais de 800 crianças em consulta de Urologia Pediátrica no HSEIT. 

Relativamente aos procedimentos cirúrgicos, foram operados cerca de 70 doentes, sendo as patologias mais frequentes a criptorquidia e hipospadias.

Esta colaboração tem sido proveitosa para ambas as partes, permitindo prestar cuidados de proximidade a doentes insulares, diminuindo a necessidade de repetidas deslocações das famílias ao continente.

Para os profissionais envolvidos permitiu um intercâmbio de conhecimentos e experiências que contribuiu para a valorização de todos!

Na conferência que decorreu dia 27 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, o projeto apresentado pelo HSEIT saiu vencedor, o que só vem dar reconhecimento e validar o trabalho feito pela equipa e reforçar a motivação de todos os envolvidos para prosseguir.

 

Poderá assistir à conferência online AQUI

saúde