Está aqui

Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos e Neonatais

A Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos e Neonatais (UCEPN) está integrada no Departamento da Mulher e da Criança do HSEIT. A razão de existir desta Unidade está patente na definição da sua Missão, descrevendo em linhas gerais o seu foco de atuação:
• Prestar cuidados de Enfermagem individualizados, globais e de qualidade, eficazes e eficientes a todas as crianças/jovens/família.
• Promover a articulação entre instituições prestadoras de cuidados de saúde para a continuação dos cuidados necessários.
• Promover a formação e a atualização do conhecimento como forma de incentivo à valorização profissional e pessoal dos enfermeiros.
• Contribuir para a formação de estudantes de enfermagem.

De forma a cumprir esta missão a UCEPN rege-se pelos seguintes princípios orientadores:

• Atingir elevados níveis de qualidade nos cuidados prestados e em todas as atividades da Unidade.
• Desenvolver aptidões técnicas em todos os profissionais que integram a Unidade, de forma a garantir a excelência nos serviços prestados.
• Criar empatia entre os profissionais que integram a Unidade e os utentes e seus familiares.

Possui como objetivo estratégico: contribuir para a melhoria dos cuidados Neonatais e Pediátricos, tendo por base as linhas orientadoras do HSEIT e como filosofia a prestação de cuidados centrados na família - abordagem que reconhece a importância da família como cliente do cuidado. Os pais/cuidadores são incentivados a permanecer junto do filho e, gradualmente, a interagir com ele: prestação de cuidados higiene, conforto e alimentação. É-lhes facultada informação relativamente ao estado da criança, função e funcionamento do equipamento, tratamentos em curso e terapêuticas.

Localização

Localiza-se no piso 2, do edifício central do HSEIT.O acesso à unidade efetua-se pela entrada principal, situada no piso 1, podendo utilizar-se os elevadores nº 5 e 6 , situados no hall de entrada do hospital ou pelas escadas localizadas junto aos elevadores.
Destina-se ao internamento de recém-nascidos prematuros ou doentes e crianças até aos 17 anos e 364 dias que necessitem de cuidados especiais (intensivos) ou de uma vigilância permanente e rigorosa, vindos do Bloco de Partos, do Serviço de Obstetrícia, do Serviço de Urgência Pediátrica, da UT Pediátrica.

Contatos:
295403200 (extensão 12241)

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica