Está aqui

Dia mundial do dador de sangue

Segunda, 14 Junho, 2021 - 15:15

O Dia Mundial do Dador de Sangue é comemorado todos os anos no dia 14 de junho e foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2005. A escolha da data da efeméride, 14 de junho, tem por objetivo homenagear Karl Landsteiner, nascido na mesma data.
Karl Landsteiner foi um médico e biólogo norte-americano, de origem austríaca, precursor da transfusão sanguínea e agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema AB0, e descobridor do fator RH.
A comemoração do Dia Mundial do Dador de sangue tem como objetivo consciencializar a população para a necessidade de uma doação regular de componentes sanguíneos e em simultâneo agradecer a todos os dadores as suas dádivas gratuitas e benévolas.
A doação de componentes sanguíneos permite salvar vidas e melhorar a saúde e a qualidade de vida de muitos doentes.
Quem pode doar sangue
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
Será sempre efetuada em todas as dádivas uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.

Consultar também:
https://www.who.int/campaigns/world-blood-donor-day
http://ipst.pt/index.php/pt/
http://dador.pt/

Referências:
https://www.sns.gov.pt/noticias/2019/06/12/sangue-dia-mundial-do-dador/

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica