Está aqui

Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Quarta, 26 Maio, 2021 - 10:00

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado anualmente a 30 de maio e visa congregar a comunidade de Esclerose Múltipla (EM) na sensibilização do público para esta doença, nomeadamente através da partilha de vivências, testemunhos e histórias que as pessoas afetadas têm para comunicar.
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2,3 milhões de pessoas com a doença e que existam em Portugal, segundo dados da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, cerca de 8000 casos.
O que é a EM?
A esclerose múltipla (EM) é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e espinal medula). O diagnóstico não é uma meta, mas será a linha de partida para que o portador, em conjunto com os profissionais de saúde, possa compreender que fatores podem permitir que, de forma planeada, mantenha a atividade profissional e a qualidade de vida/bem-estar fruto dos avanços científicos que têm ocorrido.
O tema para o dia da EM em 2020-2022 é "Conexões", sob o lema: "Eu conecto-me, nós conectamo-nos." O tema para o Dia Mundial da EM de 2020-2022 é: conexões. A campanha Conexões EM centra-se em desenvolver conexões à comunidade, conexão com o próprio e conexões a cuidados de qualidade. O mote da campanha é “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”, e a hashtag da campanha é #ConexoesEM.
A Campanha Conexões EM desafia as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela EM a sentirem-se sozinhas e socialmente isoladas. É uma oportunidade para defender melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado.
Conexões EM é um tema flexível e amplo. Quer seja um indivíduo ou uma organização, pode escolher concentrar-se em vários ângulos ao celebrar o Dia Mundial da EM, designadamente:
 Desafiar as barreiras sociais e o estigma que podem deixar as pessoas afetadas pela EM a sentirem-se sozinhas e isoladas;
 Desenvolver comunidades que apoiam e cuidam das pessoas afetadas pela EM;
 Promover o autocuidado e um modo de vida saudável com EM;
 Pressionar os decisores para conseguir serviços melhores e tratamentos eficazes para pessoas com EM;
 Ligar as pessoas afetadas pela EM à investigação da EM.

Consultar também:
https://spem.pt/
https://worldmsday.org/pt-pt/sobre/

Referências:
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-esclerose-multipla
https://www.ordemenfermeiros.pt/centro/noticias/conteudos/dia-mundial-da...

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica