Está aqui

Dia Internacional da parteira

Quarta, 5 Maio, 2021 - 10:15

O Dia Internacional da Parteira é comemorado todos os anos a 5 de Maio. Foi instituído pela Organização Mundial de Saúde em 1991, para salientar a importância do trabalho das parteiras em todo o mundo, na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres.
Em Portugal, a profissão de parteira é assumida pelos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, reconhecidos pela Ordem dos Enfermeiros, após obterem as qualificações académicas exigidas para o exercício legal da atividade, como profissionais responsáveis, autónomos, que trabalham em parceria com as mulheres, famílias e comunidades, no sentido de alcançar bons resultados em saúde ao longo do ciclo reprodutivo da mulher, designadamente na gravidez e no nascimento.
Os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica promovem o autocuidado na assistência à adolescente e à mulher antes, durante e após a gravidez efetuando a supervisão, o aconselhamento e os cuidados necessários.
Enquanto profissionais de saúde autónomos comprometem-se a contribuir para a melhoria das condições de acesso equitativo a cuidados de saúde de qualidade e risco controlado.

Referências:
Ordem dos enfermeiros

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica