Está aqui

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Domingo, 11 Abril, 2021 (Todo o dia)

Celebra-se, a 11 de abril, o Dia Mundial da Doença de Parkinson, uma iniciativa da Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA – European Parkinson’s Disease Association). A data evoca o nascimento de James Parkinson, o médico que descreveu a doença pela primeira vez.
É por esta razão que todos os anos, a 11 de abril, se assinala o dia mundial da doença de Parkinson e nele, se enaltecem as cerca de 6 milhões de pessoas portadoras da doença em todo o mundo.
A doença de Parkinson, que não tem cura, afeta os movimentos corporais, conduzindo a tremores, rigidez, instabilidade na postura e a alterações na marcha. É uma patologia neurológica degenerativa do sistema nervoso central, de evolução progressiva e que afeta o movimento. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum e atinge cerca de 20 000 portugueses.
É importante assinalar também, neste dia, a relevância de todos os profissionais da saúde que, ao longo dos anos, vêm investigando formas de melhorar a qualidade de vida destes doentes e capacitar os seus cuidadores.
Com o aumento da esperança média de vida e o melhor conhecimento e diagnóstico da doença, estima-se que esse número possa vir a aumentar nos próximos anos.

Consultar também:
https://www.medis.pt/mais-medis/saude-e-medicina/parkinson-quais-os-sina...
https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/04/06/tratamento-da-doenca-de-parki...

Referências:
SNS
Ordem dos Enfermeiros

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica