Está aqui

Dia Mundial da Saúde

Quarta, 7 Abril, 2021 - 00:00

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Este dia é celebrado desde 1950.
Em cada ano, a Organização Mundial da Saúde aproveita esta data para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial. O tema deste ano é "Construir um mundo mais justo e saudável". Assim, pretende-se alertar para as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde e mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a resolução deste problema (https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2021).
A saúde é um direito humano; todas as pessoas deverão ter a informação e os serviços de que necessitam para cuidarem da sua própria saúde e da saúde das suas famílias. Os cuidados de saúde primários acessíveis e de qualidade são a base para a cobertura universal de saúde.
Um sistema de saúde com cuidados de saúde primários fortes contribui para melhores resultados na saúde, apresenta uma boa relação custo-benefício e melhor a qualidade dos cuidados.
Os profissionais de saúde têm um papel fundamental a desempenhar na educação dos doentes sobre o modo de cuidarem da sua saúde. Os profissionais de cuidados de saúde primários têm uma relação de continuidade e de confiança com os seus doentes uma vez que conhecem a sua história clínica e os acompanham no tempo.

Consultar também:
http://www.cns.min-saude.pt/2020/10/26/cns-e-dge-desafiam-criancas-e-jov...

Referências:
Fundação Portuguesa do Pulmão
Eurocid
OMS

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica