Está aqui

Dia Nacional do Doente com AVC

Quarta, 31 Março, 2021 (Todo o dia)

Comemorado a 31 de março, o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi instituído no ano de 2003, com o objetivo de sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal e promover a melhoria das práticas profissionais de saúde, incentivando uma dinâmica que conduza a novas atitudes.
De acordo com o Despacho n.º 23910/2003, de 11 de dezembro, que instituiu o Dia Nacional do Doente com AVC, a elevada prevalência nacional dos fatores de risco destas doenças obriga a uma especial atenção à prevenção, deteção e correção, tendo em atenção que o conceito subjacente a este termo aglutina não apenas as ações que evitam a perda da saúde, mas, também, todos os cuidados que promovem a sua recuperação.
O AVC é uma das causas mais importantes de hospitalização, mortalidade e incapacidade. Afeta em média três pessoas por hora, 54 por dia e cerca de 20 mil pessoas por ano 3. Nos países desenvolvidos é a terceira causa de morte e a primeira causa de incapacidade crónica. Em Portugal é a primeira causa de morte e uma causa importante de internamento hospitalar 4 e incapacidade permanente.
Sinais de alerta
O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro. Para prevenir a doença devem ser adotados hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária, sendo também importante ter atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.
Os principais sinais de alarme do AVC, que exigem a chamada imediata para o 112, são:
• Desvio da face;
• Falta de força num braço;
• Dificuldade na fala.
As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos.

Considerando o contexto atual de pandemia pelo novo coronavírus, importa reforçar a necessidade de os cidadãos continuarem a ligar 112 sempre que se verifique uma situação de doença súbita ou acidente. A colaboração com os profissionais do INEM é fundamental para o despiste de situações de emergência médica, como é o caso do AVC.

Consultar também:
https://www.spavc.org/pt/

Referências
SNS - Dia nacional do doente com AVC-4
SNS - Dia nacional do doente com AVC-7
Ordem dos Enfermeiros

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica