Está aqui

Dia Mundial da Tuberculose

Quarta, 24 Março, 2021 - 09:30

O Dia Mundial da Tuberculose, assinalado a 24 de março, foi definido em 1982, pela Organização Mundial da Saúde, em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, em 1882, por Robert Koch. Contudo, passados 126 anos desta descoberta e cerca de 60 anos de uso de antibióticos altamente eficazes, a incidência tem vindo a aumentar em termos globais.
Todos os anos, a comunidade associa-se a este dia, para apelar a esforços novos e urgentes de combate à tuberculose, uma doença prevenível e tratável, que é a infeção mais mortífera no mundo, particularmente em populações pobres, marginalizadas e vulneráveis.
A tuberculose é uma doença infetocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atacar órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Pessoas com VIH, diabetes, insuficiência renal crónica, desnutridas, idosos doentes, alcoólicos, dependentes de drogas e fumadores são mais propensos a contrair a doença. No século XXI, esta doença continua a ser uma emergência global, para o controlo da qual é fundamental a cooperação de todos os países.
Em face da ameaça da epidemia e, particularmente, da tuberculose multirresistente (TBMR) que, nos países do Centro e Leste europeu atinge a maior prevalência do mundo, a OMS apelou a todos os Estados-membros da Europa, no sentido de assegurarem a maior prioridade para a tuberculose nos programas de saúde e de desenvolvimento.
Portugal apresenta-se no limiar da baixa incidência desta doença (20/100.000 habitantes), com cerca de 2000 novos casos por ano. Os distritos urbanos são os mais afetados: 31% de casos novos são registados em Lisboa e 28% no Porto.

Referências
Sociedade Portuguesa de Pneumologia
Serviço Nacional de Saúde
Ordem dos Enfermeiros

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica