Está aqui

Dia Mundial da Síndrome de Down

Domingo, 21 Março, 2021 - 00:00

A Down Syndrome International propôs o dia 21 de março como o Dia Mundial da Síndrome de Down por razões muito específicas. O dia 21 corresponde ao cromossoma que está alterado e o mês 3 corresponde aos três alelos. Assim, escreve-se como 21/3 (ou 3-21). Recebeu o nome em homenagem ao médico britânico que descreveu a síndrome pela primeira em 1862, John Langdon Down. Contudo, a causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que encontrou o alelo extra. A primeira celebração deste dia ocorreu em 2006 e foi adotada pela Organização das Nações Unidas no seu calendário oficial, sendo comemorada todos os anos em cerca de 193 países.
O objetivo do Dia Internacional da Síndrome de Down é dar voz às pessoas que vivem com a síndrome de Down, combatendo a desinformação e o preconceito com a síndrome. A data serve para destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética, e que ela não impede a vida social normal da pessoa.
Caracteriza-se por um atraso no desenvolvimento físico e mental e por alterações da estrutura corporal e facial. Quando não identificada no período pré-natal é geralmente identificada no nascimento. É importante a realização do chamado Diagnóstico Pré-Natal, que tem por objetivo avaliar o grau de risco do bebé ser portador da síndrome, contudo não excluí por completo a possibilidade de o bebé ter Síndrome de Down.
Em Portugal, 1 em cada 800 bebés nasce com trissomia 21. Julga-se que existam cerca de 15 mil pessoas com a síndrome no país. Atualmente, ainda não é conhecida a causa do aparecimento do terceiro alelo, independentemente da idade, pode ser mãe ou pai de um bebé com Trissomia 21. As estatísticas indicam que existe uma maior incidência em crianças geradas por mães com idade superior a trinta e cinco anos.

Referências
Lusíadas
SNS
Calendarr

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica