Está aqui

Dia Mundial da Incontinência Urinária

Domingo, 14 Março, 2021 - 13:30

O Dia Mundial da Incontinência Urinária ocorre a 14 de março. O objetivo da data é sensibilizar o público para esta patologia, alertando para os modos de identificar o problema (os sintomas), para os tratamentos apropriados, os impactos negativos na qualidade de vida dos afetados e para a prevenção do problema.
A incontinência urinária (IU) é uma situação patológica que resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina. É caraterizada por perdas urinárias involuntárias que se apresentam de forma muito diversificada, desde fugas muito ligeiras e ocasionais, a perdas mais graves e regulares. As mulheres são as mais afetadas pela IU. Atualmente, 33% das mulheres e 16% dos homens, com mais de 40 anos têm sintomas da doença, segundo dados da Associação Portuguesa de Urologia.
As perdas de urina têm diferentes causas, que podem ser apenas um problema temporário ou um problema mais persistente.
Os fatores de risco podem ser intrínsecos, como é o caso da raça, da predisposição familiar ou de anormalidades anatómicas e neurológicas. Podem ser fatores obstétricos e ginecológicos, de que são exemplo a gravidez, o parto e a paridade, os efeitos laterais da cirurgia pélvica e radioterapia ou o Prolapso genital. Ou podem ser fatores promotores, como a Idade, as co-morbilidades, a obesidade, a obstipação, o tabaco, as atividades ocupacionais, a ITU, a menopausa ou a medicação.

Referências
Associação Portuguesa de Urologia
APNUG

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica