Está aqui

Dia Mundial do Rim

Quinta, 11 Março, 2021 - 09:45

O Dia Mundial do Rim celebra-se na segunda quinta-feira do mês de março.
O objetivo desta data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, é consciencializar a população mundial para a importância do rim na saúde e reduzir a ocorrência de problemas de saúde ligados a doença renais.
Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo tenham doenças renais de várias causas. Até um em cada dez adultos em todo o mundo tem doença renal crónica, que é invariavelmente irreversível e progressiva. Em Portugal, existem cerca de 800 mil pessoas com insuficiência renal crónica cujas causas principais estão na diabetes e na hipertensão arterial e mais de 20000 doentes estão dependentes de diálise ou transplante. Verificam-se ainda cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal e dois mil em lista de espera para um transplante renal. Somos, a nível mundial, dos países com maior incidência e prevalência de doentes sob tratamento substitutivo da função renal.
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia continua a preconizar o Dia Mundial do Rim como tendo o intuito de sensibilizar toda a população para o crescente número de doenças renais em todo o mundo e a lutar pela saúde renal para todos, realçando a importância de campanhas de prevenção.
Este ano o Dia Mundial do Rim continua a aumentar a consciencialização sobre a carga de doenças renais em todo o mundo e a esforçar-se pela saúde renal. A organização do Dia Mundial do Rim declarou 2021 o ano de “Viver Bem com a Doença renal”.
O objetivo é aumentar a educação e a consciência sobre o tratamento eficaz dos sintomas, o envolvimento ativo do doente e o seu encorajamento em manter a sua participação na sociedade. Embora as medidas para prevenir a doença renal e sua progressão sejam importantes, os doentes com doença renal, incluindo os que dependem da diálise ou transplante, e seus cuidadores, devem sentir-se apoiados, especialmente durante pandemias e outros períodos desafiadores. A Organização do Dia Mundial do Rim apela para a inclusão na participação no quotidiano como foco principal no cuidado de doentes com doença renal crónica de modo a alcançar o objetivo final de Viver Bem com Doença Renal. Esta abordagem consegue-se com comunicação e pareceria levando a uma mudança de paradigma que pode inspirar confiança e esperança nos doentes.

Referências
Sociedade Portuguesa de Nefrologia

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica