Está aqui

Serviço de Urgência

Diretora do Serviço - Dr.ª Manuela Branco

Enfermeiro Chefe – João Enes

O Serviço de Urgência do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira integra a Urgência Geral, Urgência Pediátrica e Urgência Gineco-Obstétrica, prestando cuidados de saúde urgentes e diferenciados de acordo com os grupos de utentes e suas necessidades.
Funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Compreende 2 áreas de atividade clínica de acordo com o grupo etário a que se destina:

O Serviço de Urgência possui um conjunto multidisciplinar de profissionais, médicos, enfermeiros, assistentes administrativos, assistentes operacionais e outros técnicos de saúde, que integram equipas que, ao longo de 365 dias do ano, disponibilizam cuidados de saúde mais ao menos diferenciados aos utentes em situação de doença aguda e ou trauma.
O Serviço de Urgência funciona em estreita articulação com os serviços responsáveis pela realização de Exames Complementares de Diagnóstico, Unidade de Cuidados Intensivos, Bloco Operatório e os serviços de internamento das diversas especialidades hospitalares.
Em parceria com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o Serviço de Urgência deste hospital assegura à população da Ilha Terceira um serviço de atendimento em emergência pré-hospitalar, através de uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) munida de recursos humanos e logísticos, que possibilita a abordagem inicial do doente crítico antes da sua chegada ao hospital.

De forma a dar uma resposta mais adequada, em tempo e em qualidade, às necessidades dos utentes que recorrem ao serviço de Urgência, foi implementado neste serviço o sistema de Triagem de Manchester, que permite hierarquizar o atendimento aos utentes segundo o nível de gravidade das suas queixas clínicas e não apenas por ordem de chegada. Este sistema de triagem assegura que os utentes com problemas de saúde mais urgentes sejam atendidos com maior celeridade.
Consoante a queixa principal apresentada pelos utentes, o sistema de triagem atribui 5 níveis de prioridade:
Cor vermelha: prioridade máxima, doente emergente que está em risco de vida eminente, com necessidade de observação médica imediata;
Cor laranja: atribuída ao doente muito urgente, que não se encontrando em risco eminente de vida, pode vir a ficar. A observação médica deve ocorrer num espaço de tempo máximo de 10 minutos;
Cor amarela: atribuída aos doentes com situação clínica urgente, a que corresponde um tempo para observação médica máximo de 60 minutos;
Cor verde: atribuída aos doentes com situação clínica pouco urgente, a que corresponde um temo de observação médica de até 120 minutos;
Cor azul: atribuída aos doentes com situação clínica não urgente, a que corresponde um tempo para observação médica máxima de 240 minutos.

Contactos:
Extensão 12100 (Serviço de Admissão Utentes)
Extensão 12300 (Portaria da Urgência)
Email do Secretariado: hseit.urgencia.sec@azores.gov.pt

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica