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Comunicado Conselho de Administração

Quarta, 11 Março, 2020 - 13:45

No seguimento de informações colocadas em circulação nas redes sociais, e que tiveram eco na comunicação social regional e nacional, no âmbito da epidemia Covid-19, vem o Conselho de Administração do HSEIT esclarecer que a resposta do nosso hospital tem sido a adequada às fases que fomos observando, não se tendo verificado nenhum constrangimento nesse processo.

O Plano de Contingência para Infeções Emergentes - Infeção por Covid19, começou a ser delineado desde logo no dia 27 janeiro, e divulgado internamente, por meios acessíveis por todos os funcionários (inclui todo o quadro clínico do HSEIT), no dia 5 de fevereiro.
Desde então já foi alterado, tendo a última atualização sido divulgada no dia 05.03.2020.
O referido plano foi elaborado tendo por base a Colaboração das Chefias dos serviços diretamente implicados no mesmo.

Quanto à capacidade de receção dos doentes, com possível infeção por Covid-19 ou outra, não se registou nenhuma sobrelotação ou qualquer restrição de vagas. O Serviço de eleição é a UT4, Unidade de Infetocontagiosos, por dispor de 6 quartos com pressão negativa. Coexistindo mais de 6 casos, o Hospital está preparado para alargar a capacidade de isolamento em coorte.

No tocante à disponibilidade de materiais de consumo clínico e equipamentos de proteção individual, está em curso uma monitorização permanente de modo a assegurar um stock de segurança, não tendo ocorrido qualquer constrangimento.

Salientamos que a formação aos profissionais é uma importante componente do plano delineado sendo que está a ser devidamente ministrada.

Enaltecemos a colaboração de todos os funcionários e serviços envolvidos, que têm permitido que tudo decorra com qualidade e tranquilidade.

Reitera-se que os profissionais de saúde têm responsabilidades acrescidas no sentido de manter a população calma, transmitindo a confiança e tranquilidade necessárias e cumprindo o que são as normais boas práticas bem como o plano de contingência em vigor. Os profissionais deste hospital têm o dever sempre, especialmente acrescido nas circunstâncias atuais, de se informarem devidamente, devendo, no mínimo, ler as comunicações internas publicadas pelo Conselho de Administração e, caso persistam dúvidas, esclarecê-las com as Chefias ou com os envolvidos na elaboração do Plano.

O Conselho de Administração
10 de março de 2020

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