Está aqui

Apresentação do Projeto de Acreditação do HSEIT

Quarta, 7 Novembro, 2018 - 12:15

No dia 2 de novembro de 2018, decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo a sessão pública de apresentação do projeto de Acreditação do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) pela Joint Commission International.

O evento traduziu-se pela apresentação do HSEIT e do seu projeto de acreditação, por parte da Presidente do Conselho de Administração, Dra. Luísa Melo Alves, e da Gestora da Qualidade Dra. Lucrécia Silva, contou com a presença dos convidados Prof. Doutor Rui Maio, Diretor Clínico, e do Dr. Francisco Mota, Diretor de Operações, do Hospital Beatriz Ângelo, Hospital acreditado pela Joint Commission International há 5 anos, que vieram dar o seu testemunho do processo de acreditação. A sessão de encerramento ficou a cargo do Secretário Regional da Saúde, Dr. Rui Luís, que enfatizou o facto de a Acreditação ser um projeto que implica um processo interno de reorganização que trará melhorias para o utente, em prol da excelência dos cuidados aos cidadãos.

A Joint Commission International foi a entidade escolhida pelo Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira por ser uma instituição de referência, reconhecida internacionalmente, líder mundial de acreditação de instituições de saúde, autora e avaliadora dos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade e segurança do utente. É ainda de salientar que a Joint Commission International, já conta com mais de 800 instituições acreditadas em mais de 100 países, de entre as quais 14 em Portugal.

Tal como referiu a Presidente do Conselho de Administração, Dra. Luísa Melo Alves, algumas das vantagens deste processo passam por garantir um ambiente seguro que reduz o risco para os utentes e prestadores de cuidados, oferecer indicadores quantificáveis de qualidade e segurança do utente, estimular e demonstrar melhoria contínua sustentável através de um processo confiável, melhorar resultados e a satisfação dos utentes e melhorar a gestão dos recursos humanos, realçar a eficiência, reduzir custos através da padronização de cuidados, entre outras.

O projeto de Acreditação do HSEIT, inserido numa estratégia Regional que passa pela Acreditação de todas as Unidades de Saúde (Hospitais e Centros de Saúde), requer o envolvimento, empenho e motivação de todos os colaboradores do HSEIT, sendo que tornará o nosso Hospital o primeiro a ser acreditado pela Joint Commission International na Região Autónoma dos Açores

Galeria do evento

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados: HSEIT, EPER / 2012 - 2018
Ficha Técnica