Passar para o conteúdo principal
SIDA

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2022

O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA comemora-se a 1 de dezembro, com o objetivo de sensibilizar, informar e demonstrar solidariedade internacional face à pandemia, relembrando toda a população sobre a importância das medidas de prevenção adequadas e a sua correta utilização.

A OMS une-se a parceiros para comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2022, sob o tema "Equalizar". A OMS pede aos líderes e cidadãos globais que reconheçam e abordem corajosamente as desigualdades que estão impedindo o progresso, por forma a igualar o acesso a serviços essenciais de HIV, particularmente para crianças e populações-chave.

Desde 1983, até hoje, encontram-se notificados em Portugal 59913 casos de infeção por VIH, com diagnóstico entre 1983 e 2018, dos quais 22551 atingiram estádio SIDA. A análise das tendências temporais revela que ouve uma redução de 46% no número de novos casos de infeção por VIH e de 67% em novos casos de SIDA. Não obstante esta tendência decrescente mantida, Portugal tem apresentado das mais elevadas taxas de novos casos de infeção VIH e SIDA da Europa ocidental.

A ONU pretende eliminar até 2030, a epidemia por VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), tendo definido em 2020, as metas 90-90-90: 90% das pessoas que vivem com a infeção saibam que estão infetadas; 90% das pessoas que sabem que estão infetadas, estejam em tratamento; 90% das pessoas que estão em tratamento tenham a infeção controlada e para 2030, as metas 95-95-95, como objetivo de atingir 95% desses indicadores.

A informação sobre a disponibilização das estratégias de prevenção deve estar acessível a toda a população, com vista à tomada de consciência da importância da sua correta utilização.

Comentários