Está aqui

DIA MUNDIAL DA DIABETES

Terça, 17 Novembro, 2015 - 08:45

O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira assinalou no passado dia 13 de Novembro o Dia Mundial da Diabetes. O dia iniciou com diversas atividades direcionadas aos utentes que ao longo da manhã foram passando pela consulta externa deste Hospital. A tenda de snacks saudáveis foi muito apreciada e concorrida, mas o leque de ofertas não ficou por aqui. Os utentes puderam participar nas aulas de ginástica, fazer rastreio da diabetes e assistir a um workshop de como cuidar dos seus pés.

Esta iniciativa partiu de um grupo de enfermeiros do Serviço de Consulta Externa do HSEIT e pretendeu passar a mensagem à comunidade para a prática de um estilo de vida saudável. É importante "educar" a população, não só prevenir, mas também controlar de uma forma eficaz os que padecem desta doença, evitando complicações futuras.

A diabetes afeta em termos mundiais cerca de 366 milhões de pessoas. Já em Portugal, o número anda à volta de 1 milhão de portugueses. Segundo as estatísticas, a cada 7 segundos morre no mundo uma pessoa devido a este flagelo. Prevê-se que, em 2030, o número de diabéticos possa chegar aos 552 milhões de pessoas. Portugal, com uma taxa de 12,4%, é o país da Europa Ocidental com maior prevalência.

A Diabetes está a crescer de uma forma alarmante e silenciosa em todo o mundo e os Açores não são exceção. Em muitos casos não é diagnosticada e acaba por ser, em alguns casos, responsável por situações que podem ser fatais, entre as quais, acidentes vasculares cerebrais, enfartes agudos do miocárdio, entre outras.

Este dia foi ainda assinalado através de um ato simbólico que envolveu um conjunto de utentes e profissionais do Hospital que formaram um circulo com balões azuis (símbolo que representa no Mundialmente este dia) e que pretendeu passar a mensagem de que todos estamos unidos em torno desta causa.

O HSEIT aderiu também pela primeira vez WDD Blue Monument Challenge, uma iniciativa da International Diabetes Federation e que teve o seu inicio em 2007 e que consiste em iluminar de azul monumentos e fachadas de edifícios públicos durante este dia.

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica