Está aqui

REUNIÕES DE TRABALHO ENTRE O HSEIT E O CHLN

Sexta, 18 Setembro, 2015 - 16:30

No âmbito dos acordos específicos previstos no protocolo de cooperação assinado no passado dia 26 de março, por ocasião da comemoração do dia do hospital, entre o Centro Hospitalar de Lisboa Norte e o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, realizou-se uma vez mais e durante os dias 15 e 16 de Setembro, reuniões que juntaram na mesma mesa, técnicos e administrações das duas instituições. O Centro Hospitalar de Lisboa Norte fez-se representar pelo Dr. Júlio Pedro – Vogal do Conselho de Administração e pela Dr.ª Sandra Brás – Administradora Hospitalar.
Durante os dois dias foram realizadas ações que passaram por visitas a alguns dos serviços nevrálgicos do Hospital e sessões de trabalho intensivo em grupo e por áreas. Estas visitas e reuniões permitiram identificar constrangimentos, fazer análise crítica e elaboração de propostas de ação para melhoria a implementar a curto prazo.
A administração do Hospital de Santo Espírito considera que estes momentos de troca de experiencias e ensinamentos com unidades hospitalares desta dimensão são uma mais-valia que favorecem o Hospital da Ilha Terceira e que devem ser rentabilizadas ao máximo. A administração recorda que alguns dos acordos parcelares resultantes do protocolo de cooperação já se encontram em fase de materialização.
Para a Vogal do Conselho de Administração do HSEIT, Dra. Ana Laranjeira, “estes momentos de reflexão e trabalho conjuntos revelam-se muito enriquecedores pois permitem olhar o HSEIT, quer na perspetiva interna, quer externa, de forma orientada, e com o apoio de quem tem amplo domínio de conhecimento e experiência de gestão hospitalar. Foi também possível identificar objetivos comuns entre as duas instituições, não obstante as respetivas especificidades, designadamente a envolvente arquipelágica do HSEIT”.
Mais considerou,”…. no âmbito da execução do plano estratégico do HSEIT, ser fundamental, mais do que realizar benchmarking – análise das melhores práticas comparativas -, promover o benchlearning – aprendizagem através das melhores práticas comparativas – CHLN revelando-se o CHLN, sem dúvida, no contexto nacional, como a instituição de saúde de referência, não só pelas valências hospitalares, mas também como centro académico”.
A posição do CHLN pela voz do Vogal do Conselho de Administração do CHLN - Dr. Júlio Pedro é coincidente, afirmando que – “está criada uma dinâmica de mudança e melhoria do processo de desenvolvimento da sua missão (HSEIT) e que na realidade é neste âmbito e desta parceria e do conhecimento que já existe em termos dos vários sistemas de gestão que existem num hospital e no outro que se desenvolveram trabalhos. Esta é mais uma das medidas do Conselho de Administração do HSEIT no sentido de procurar em conjunto com outros parceiros, nomeadamente aqueles que já tem experiência na implementação de melhorias contínuas e desenvolvimento de planos estratégicos na área de sistemas de informação e ajudar a desenvolver o do HSEIT. É uma parceria de apoio ao processo de mudança que o próprio já está a desenvolver e no fundo partilhando já algumas experiências sobre processos de mudanças que neste momento o HSEIT tem em curso.
É um plano para produzir uma mudança no sentido da melhoria assistencial que está em curso com muita vontade de implementar e de gerar essa mudança em prol da assistência à vossa população “.

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados:
HSEIT, EPER / 2012 - 2020
Ficha Técnica