Passar para o conteúdo principal
paralisia ceberal

Dia Nacional da Paralisia Cerebral 2022

Desde o de ano 2014 que se comemora, de forma oficial, o Dia Nacional da Paralisia Cerebral (Resolução da Assembleia da República nº 27/2014).

Esta data pretende desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e sensibilizar para a importância do respeito e da inclusão destas pessoas, em prol da melhoria da sua qualidade de vida e em conformidade com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A paralisia cerebral refere-se a um grupo de desordens no desenvolvimento, que afetam o controlo dos movimentos, a postura e o equilíbrio. É resultado de uma lesão – que é permanente, mas não agrava nem progride – aquando do desenvolvimento do sistema nervoso central. É o problema de desenvolvimento mais comum na infância, afetando aproximadamente 2 em cada 1000 crianças. A paralisia cerebral não é um défice intelectual nem impede uma inteligência ‘normal’ ou até acima da média, podendo, no entanto, ter associado um atraso desse nível dependendo da localização e extensão da lesão no cérebro.