Passar para o conteúdo principal
Alzheimer

Dia Mundial da doença de Alzheimer

No dia 21 de setembro pretende-se sublinhar, em termos mundiais, a problemática da Doença de Alzheimer. Esta doença é o tipo mais comum de demência, sendo responsável por 50 a 75% dos casos de pessoas com demência.

Trata-se de uma doença que incide essencialmente nas pessoas idosas, com mais de 65 anos, e que numa primeira fase é de difícil diagnóstico, em consequência da sua associação às queixas relacionadas com o envelhecimento e à sintomatologia depressiva.

É uma doença que provoca uma deterioração progressiva do funcionamento cognitivo, com o surgimento de alterações da memória, da linguagem, do humor, da personalidade, das atividades básicas e instrumentais da vida diária, da interação social, da autonomia, (…), para as quais é necessário encontrar respostas.

Estima-se que, em Portugal, existam 150 mil pessoas com demência e 35 milhões em todo o mundo, motivo pelo qual se deve consciencializar a sociedade para este grave problema e para a necessidade de existirem respostas, capazes de manter a dignidade, o conforto e bem-estar das pessoas com Doença de Alzheimer, alertando para a importância do diagnóstico precoce.

No âmbito da comemoração da data, a Alzheimer’s Disease International (ADI) lançou no ano passado o relatório mundial que aborda as atitudes globais em relação à demência, com base numa pesquisa com quase 70 mil pessoas em 155 países. O estudo mostra que 95% dos entrevistados acreditam que desenvolverão demência durante a vida.

Segundo a ADI, as mortes devido à demência mais do que duplicaram entre os anos 2000 e 2016, tornando-a a quinta principal causa de morte global em 2016; estima-se que o número de pessoas que vivem com demência passará dos 50 milhões atuais para 152 milhões em 2050.

Podem ter um importante papel na prevenção e progressão da Doença de Alzheimer um estilo de vida saudável, um bom estado nutricional ao longo do ciclo de vida, assim como:

  • Manter o cérebro ativo;
  • Prática de exercício físico;
  • Participação em atividades sociais;
  • Proteger a cabeça de lesões;
  • Entre outros…

 

Consultar também:

https://alzheimerportugal.org/pt/

https://www.alzint.org/

 

Referências:

https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-p%C3%A1ginas-antigas/dia-mundial-da-doen%C3%A7a-de-alzheimer-21-de-setembro/

https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/09/21/dia-mundial-da-doenca-de-alzheimer-3/