Passar para o conteúdo principal
#diamundialdomédicodefamília

Dia Mundial do Médico de Família

O Dia Mundial do Médico de Família assinala-se a 19 de maio, desde 2010, promovido pela Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors – WONCA), representada, em Portugal, pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), tornando-se um dia para destacar o papel e o contributo dos médicos de família nos sistemas de saúde em todo o mundo e celebrar os progressos em medicina familiar. O anúncio oficial desta data teve lugar, em 2010, durante a sessão de abertura do Congresso Mundial da Wonca que decorreu no México, na cidade de Cancun.

Em 2022 o dia será assinalado com o tema “Família!”, com 3 pilares fundamentais:

• SEMPRE

Os Médicos de Família estão presentes em todos os momentos e a continuidade é uma característica fundamental do seu trabalho. Eles prestam cuidados contínuos em todas as fases da vida dos pacientes e nos grandes e pequenos momentos. A continuidade também está presente no cuidado por meio do acompanhamento contínuo realizado aos pacientes, onde a articulação com outros níveis de atenção e profissionais de saúde é fundamental. Por fim, a continuidade representa sua constante preparação e desenvolvimento de habilidades, pesquisa ininterrupta e capacidade de adaptação e construção de resiliência às mudanças, tecnologias, metodologias e estratégias educacionais.

• PRESENTES

Médicos de família e profissionais de cuidados primários estão presentes, onde e quando necessário. Sempre na linha de frente — em guerras, crises de saúde e tempos de paz. Eles fazem parte das comunidades com as quais trabalham, alcançando e interagindo proactivamente com os membros, compartilhando seus valores fundamentais, criando uma ligação única com seus pacientes e construindo laços de confiança.

• CUIDADO

Prestar cuidados acessíveis, equitativos, sustentáveis e de alta qualidade é a razão de ser dos Médicos de Família. Ser Médico de Família é um privilégio e uma responsabilidade, cuidando sempre das pessoas e providenciando o necessário para o seu bem-estar e proteção, identificando as necessidades dos seus doentes para garantir o direito fundamental à saúde.

Comentários