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Aprovisionamento

Aprovisionamento

Diretora
Aida Fátima Corvelo Freitas Lemos Bettencourt

Responsável
Maria Graça Pereira

1 – À gestão de compras compete, nomeadamente:
a) Propor, executar e controlar o plano e orçamento de compras;
b) Proceder à avaliação, negociação e seleção de fornecedores por forma a obter as melhores
condições de fornecimento para a Instituição;
c) Desenvolver estratégias de compra por fornecedor e por produto, avaliando continuamente o
mercado;
d) Propor medidas e projetos de redução de custos quer em investimento quer em consumos;
e) Determinar o faseamento de entregas em articulação com o serviço de distribuição;
f) Garantir a celeridade e eficiência dos processos de aquisição;
g) Elaborar e gerir o calendário de compras de cada ano;
h) Articular com a gestão financeira e a contabilidade a atempada conferência de faturas;
i) Emitir notas de encomenda;
j) Propor a composição das comissões de escolha, bem como avaliar as respetivas propostas
garantindo a aplicação dos critérios de escolha previamente definidos;
k) Propor superiormente as adjudicações e celebrar os contratos de aquisição.
l) A realização de despesas com locação e aquisição de bens, serviços e empreitadas, bem como da
contratação relativa à locação e aquisição de bens móveis e de serviços nos termos a fixar em
regulamento próprio.
2 – À distribuição compete, nomeadamente:
a) Desenvolver uma adequada política de gestão económica de stocks, nomeadamente definindo e
controlando os pontos de encomenda, bem como os níveis de stocks;
b) Organizar e gerir os armazéns;
c) Estabelecer e garantir os circuitos adequados de distribuição interna, reposição e devolução, com
os serviços utilizadores;
d) Proceder a revisões periódicas dos níveis e perfis de consumo dos serviços, bem como seguir a
evolução dos consumos;
e) Proceder à receção, conferência e distribuição dos bens entregues;
f) Controlar a entrada de produtos novos no consumo hospitalar;
g) Proceder regularmente ao levantamento de artigos sem movimento e registar e identificar os que
estejam fora do prazo de validade;
h) Proceder a contagens físicas periódicas nos stocks dos serviços;
i) Proceder à revisão contínua do mestre de artigos, bem como definir as nomenclaturas e códigos
dos produtos.
3 – Este serviço é dirigido por um profissional com perfil e competência técnica reconhecidos.