Está aqui

Departamento de Logística

Diretora de Departamento: Dr.ª Aida Bettencourt

O Departamento de Logística do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira assegura aos serviços assistenciais, as condições logísticas indispensáveis ao seu funcionamento.
Abrange os Serviços de Gestão de Materiais (Gestão de Compras e Distribuição), o Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) e os Serviços Hoteleiros.
Contato: aprovisionamento@hseah.org
Telef: 295 403218; Ext. 11011

1.Departamento de Logística - Serviço de Gestão de Materiais
O Serviço de Gestão de Materiais constitui, no seu todo, um serviço de apoio do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, e tem como missão colocar à disposição dos serviços prestadores de cuidados de saúde, em tempo oportuno, na quantidade e qualidade adequadas, os bens e serviços de diversidade e complexidade variável, necessários à prossecução dos seus fins.

Serviço de Gestão de Materiais está estruturado da seguinte forma:
1º A Gestão de Compras, à qual compete genericamente assegurar o desenvolvimento e acompanhamento de todos os procedimentos de aquisição referentes às seguintes áreas: Produtos Farmacêuticos, Reagentes Laboratoriais, Material Clínico, Material Hoteleiro, Material Administrativo, Prestações de Serviços, Equipamentos.
Responsável: Sr.ª Graça Pereira (Coordenadora Técnica)
Contacto: aprovisionamento2@hseah.org
Ext. 11070

2º Distribuição, à qual compete, entre outros, fixar níveis de stocks e métodos de reaprovisionamento que minimizem os custos totais de aprovisionamento, garantindo níveis de segurança adequados e assegurar a receção dos artigos de reaprovisionamento e o fornecimento aos serviços utilizadores. Compreende o Armazém de Consumo Clínico, o Armazém de Consumo Hoteleiro, o Armazém de Consumo Administrativo e a Reprografia.
Responsável: Sr. Roberto Ferreira (Encarregado)
Contacto: aprovisionamento5@hseah.org
Ext. 10204

2.Departamento de Logística - Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE)
O SIE tem como objetivo garantir o bom funcionamento dos equipamentos e sistemas médicos do HSEIT, bem como a sua correta instalação e preservação. No âmbito da Organização da Manutenção, e dada a dimensão cada vez maior e diversificada da tecnologia hospitalar e as exigências normativas e regulamentares, cabe ao serviço a coordenação e o fornecimento de pareceres que possam ir de encontro às diretrizes superiores, e que contribuam para uma boa Gestão do Estabelecimento Hospitalar.
Responsável: Eng. Francisco Andrade
Coordenação e Gestão da Manutenção: Eng. António Neves
Contacto: Ext. 10120 (secretariado)

3.Departamento de Logística – Serviços Hoteleiros
A hotelaria hospitalar constitui a reunião de todos os serviços de apoio que oferecem aos utentes conforto, segurança e bem-estar durante o seu período de permanência no hospital.
A grande diversidade de atividades obriga ao seu agrupamento por áreas:
1.Aérea da limpeza e desinfestação, lavagem, tratamento e distribuição de roupa, gestão dos resíduos hospitalares e concessões diversas de natureza hoteleira.
No setor da saúde, há significativos impactos causados ao ambiente pelas atividades a ele ligadas. Um dos maiores impactos causados reside na produção de resíduos perigosos, estando incluídos nesta categoria os resíduos hospitalares, que além de serem nocivos à saúde humana, o são também ao ambiente. Daí a preocupação de desenvolvimento de uma política adequada e integrada de gestão dos resíduos hospitalares, de modo não só a assegurar a salvaguarda dos recursos ambientais, bem como a poupança de recursos financeiros.
Responsável: Eng.ª Valéria Mendes (Engenheira do Ambiente)
Contacto: ambiente@hseah.org
Ext. 11022

2. Área da Alimentação
Outra área fundamental é a área da alimentação confecionada nos hospitais que merece um grande cuidado em termos de higiene e segurança alimentares, cuidado esse que vai desde o estado de conservação dos alimentos até á limpeza das instalações, equipamentos e utensílios.
A garantia de qualidade na indústria alimentar, em particular a praticada em meio hospitalar, obriga à implementação de um sistema de vigilância permanente que permita identificar e corrigir atempadamente as situações de risco.
Responsável: Eng. Gerardo Rosa (Engenheiro Alimentar)
Contacto: Ext. 10192

HSEIT - Gab Comunicação e Imagem / DSTI
webmaster@hseit.pt

Encarregado de Protecção de Dados
dpo.hseit@azores.gov.pt

Todos os direitos reservados: HSEIT, EPER / 2012 - 2018
Ficha Técnica