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Departamento de Informação Organizacional

O DIO tem como principal missão, através da ação coordenada dos diferentes Serviços que o integram, dotar o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) de um fluxo de informação fiável e eficiente, sustentado na conjugação de recursos humanos suficientes e preparados e de recursos tecnológicos adequados, capacitando-o para uma resposta plenamente eficaz numa dupla dimensão:
Interna – com o fornecimento de informação de gestão aos diferentes Serviços do HSEIT;
Externa – com uma forte focalização na
Procura-se assim colocar o HSEIT num nível elevado de inteligência organizacional, preparando-o para fazer face aos desafios que continuamente se colocam a qualquer organização moderna, com um particular enfâse àquelas que atuam na área da prestação de cuidados de saúde no setor público, tendo sempre em vista a racionalização e otimização dos recursos disponíveis em prol da sustentabilidade operacional e financeira e, sobretudo, uma resposta pronta e eficaz às populações.
Assim, são especialmente visadas no âmbito do DIO, as seguintes linhas de otimização:
i. Recursos Humanos disponibilizados a cada um dos Serviços, dotando-os de uma visão integrada da organização e, cultivando a autonomia individual, levando-os a constituírem-se permanentemente como agentes de inovação e mudança, através da identificação das oportunidades de melhoria e proponentes da mesma;
ii. Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação em uso na organização, através de:
1. Criteriosa seleção das plataformas de suporte, tendo sempre em vista e tanto quanto possível a adequação transversal e interligações necessárias das mesmas;
2. Adequada implementação e formação aos utilizadores;
3. Prestação permanente, atempada e ajustada de suporte aos utilizadores já em fase de produção;
iii. Gestão da Informação, através da construção de um corpo sistemático, integrado e coerente de informação, onde a facilidade de recolha, a fidedignidade e a definição de linhas específicas de exposição dos dados deverão ser valores intocáveis;
iv. Gestão por Processos, nunca perdendo de vista o todo processual, o que antecede e o que se segue a cada etapa, as suas intercessões e cruzamentos, buscar em cada segmento específico as hipóteses de melhoria, num movimento continuo a cargo, desde logo, de cada interveniente.

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